FNDE autoriza repactuação para creches e garante mais de R$ 1,2 milhão para Japurá

Publicado em: 28/08/2015 10:52

Nessa semana o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Idilvan Alencar, cumpriu agenda no Paraná. O presidente foi recebido pelo deputado federal Zeca Dirceu e pelo prefeito Orlando Frazatto. Na ocasião foram assinados os termos de repactuação para creche em Japurá e mais sete cidades.

De acordo com a prefeitura da cidade, com a repactuação, o município irá receber R$ 1,2 milhão do Governo Federal para construção do Centro de Educação Infantil (CMEI). O investimento em Japurá chegará em boa hora.“Creche não é só lugar para deixar as crianças para a mãe poder ir trabalhar. Creche diminui a desigualdade e ajuda a garantir que a criança tenha acesso aos melhores estímulos”, declarou o prefeito Orlando Frazzato.

O deputado federal Zeca Dirceu, membro titular da Comissão de Educação na Câmara Federal, reforçou seu compromisso com o município e com a educação. "Eu estou muito satisfeito pelo aceite do presidente a esse meu convite e deixo aqui meu mandato a disposição para educação em Japurá e toda nossa região", falou o deputado.

O empreendimento é fruto de um convênio com o Governo Municipal que disponibilizou o terreno e assumiu o compromisso com a gestão, funcionamento e manutenção do centro de educação infantil, que será composto por salas de aula, sala de informática, biblioteca, sanitários, fraldários, recreio coberto, parque, cozinha, refeitório, entre outros ambientes, sendo todas as instalações adaptadas para pessoas com deficiência. A capacidade de atendimento estimada é de 120 crianças.

Com a assinatura da repactuação, segundo o Governo Federal, será possível dar andamento às obras. “A partir de hoje eles podem licitar, o valor foi acrescido, cada município terá mais de R$ 300 mil a mais para o quanto antes as crianças possam estudar. Há dois anos e meio eles tinham essa pactuação, mas a construtora não executou, então aumentamos o valor para que eles pudessem concluir essas obras”, explicou Idilvan Alencar, do FNDE.