JAPURÁ FECHA PARCERIA COM O HOSPITAL DO CANCÊR DE BARRETOS E SERÁ SEDE REGIONAL EM CAMPANHA DE PREVENÇÃO

Publicado em: 30/08/2017 18:38

Nata tarde desta quarta feira, 30, no Gabinete do Prefeito Orlando Frazatto, o Município de Japurá formalizou parceria com o Hospital do Câncer de Barretos, em reunião que contou com apresença do vice prefeito Genelson Peres, do Diretor do Hospital do Câncer de Barretos, Eder Santos, dos vereadores de Cianorte Dirceu Manfrinato e VictorHugo, além de Ângelo Manfrinato, do Assessor Maurício Velasco e do Presidente da Câmara de Japurá Rafael Valim.

Entre os dias 13 a 20 de setembro, Japurá estará recebendo a Unidade Móvel deste hospital, a popular Carreta Rosa, onde realizará exames preventivos de Papanicolau e Mamografia, gratuitamente, para mulheres que fizeram o agendamento prévio, sendo a sede regional entre os  Municípios de Rondon, São Manoel, Indianópolis, São Tomé e Guaporema.

Os exames, destinados, principalmente, para atender mulheres com idade entre 25 e 69 anos, serão realizados no interior da carreta do Hospital de Câncer de Barretos.

A ação tem por finalidade facilitar o acesso às mulheres que trabalham em período integral e, na maioria das vezes, não conseguem realizar o exame por falta de disponibilidade de horário.

Visa ainda alertar para a importância da prevenção e chamar a atenção para o fato de que o diagnóstico precoce do câncerde colo do útero e o de mama amplia as chances de cura, quando descobertos no início.

A carreta do Hospital de Câncer de Barretos vai atender a população no período de 13 a 20 deste mês de setembro. De acordo com informações da Prefeitura Municipal, o objetivo é disponibilizar para a comunidade um atendimento de qualidade na prevenção de doenças como o câncer. As pessoas interessadas já podem procurar a unidade  básica de saúde para fazer o agendamento de atendimento.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Elainne Passolongo, a gestão do prefeito Orlando Frazatto tem a saúde como foco principal. "E como a prevenção é melhor que qualquer remédio, a Prefeitura fez parceria com o Hospital de Barretos que enviará para cá uma carreta com consultórios e salas de exames para que a população possa ser bem atendida e omais importante, gratuitamente", disse Elainne.

O Prefeito Orlando Frazatto, ressaltou a importância da parceria da prefeitura com o Hospital de Barretos para a saúde das mulheres. “O trabalho preventivo é o mais importante. Essa parceria com o Hospital do Câncer de Barretos vem agregar, para que possamos ofertar às mulheres da nossa cidade mais saúde e bem-estar”, disse.

Já para o Diretor do Hospital Eder Santos, falou sobre a oportunidade de ofertar às mulheres o atendimento e realização desses procedimentos que são tão importantes para a manutenção da saúde da mulher.  “Essa ação vem para facilitar o acesso às mulheres que trabalham na região central e em tempo integral, que muitas vezes deixam a sua própria saúde de lado por falta de tempo. Nesse assunto tão delicado, que é o câncer de mama e de colo do útero, não se pode deixar para depois. A detecção do câncer em estágio inicial é crucial para a cura”, enfatizou o diretor destacando a iniciativa do Município de Japurá.